Olá pessoal! Mais uma biografia publicada aqui no Dragões dos Reinos (resumida, é verdade). Agora o co-criador do Dungeons & Dragons. Até!
David “Dave” Lance Arneson (01/10/1947 a 07/04/2009) foi um designer de jogos Americano que popularizou os jogos de interpretação (RPGs) usando a invenção, agora considerada como típica, aventura em “masmorras”, e criou o primeiro jogo publicado neste gênero, Dungeons & Dragons (D&D), com Gary Gygax no início dos anos 70.
Arneson descobriu os jogos de guerra (wargames) quando era um adolescente nos anos 60 e começou a combinar esses jogos com o conceito de interpretação. Ele era um estudante da Universidade de Minnesota quando ele conheceu Gygax na convenção de jogos Gen Con no final dos anos 60. Em 1970, Arneson criou o jogo e o mundo fictício que se tornou Blackmoor, escrevendo suas próprias regras e baseando a ambientação em elementos da fantasia medieval. Arneson trouxe o jogo para mostrar a Gygax no ano seguinte e a dupla desenvolveu o jogo que viria a ser o Dungeons & Dragons; Gygax fez uma nova empresa, TSR, para publicar o jogo em 1974.
Arneson deixou a TSR em 1976 e moveu um processo para reter os créditos e royalties sobre o jogo. Ele continuou a trabalhar como um designer de jogos independentes, brevemente trabalhando para a TSR novamente nos anos 80 e continuou a jogar por toda sua vida. Ele se casou em 1984 e teve uma filha, Malia. Arneson fez algum trabalho em jogos de computador e ensinou designers de jogos de computador e designers de regras de jogos na Universidade Full Sail dos anos 90 até 2008. Arneson morreu de câncer em 7 de abril de 2009.
0 comentários:
Postar um comentário