sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

[Tagmar] Introdução ao 1º RPG Brasileiro


Olá pessoal! Hoje venho apresentar aqui no Dragões dos Reinos um RPG especial. Especial porque foi o 1º RPG brasileiro. Sim, o 1º RPG feito por brasileiros para brasileiros. O Tagmar.

O Tagmar (pronuncia-se tágma) foi publicado em 1991, quase ao mesmo tempo com a publicação da tradução do módulo básico de GURPS pela Devir, porém devido a uma série de fatores o projeto perdeu força e em 1996 a empresa GSA, criada pelos criadores deste RPG com o intuito de lançar os livros de Tagmar, fechou.

Muitos anos se passaram sem que nada fosse feito pelo projeto, até que em meados de 2004 um grupo de amigos, entre eles os criadores do cenário, resolveram voltar com o Tagmar, sendo chamado a patir de então como Tagmar 2, porém com um diferencial: totalmente gratuito e disponível para download na internet.

Além disso, como o Tagmar 1 não tinha uma ambientação tão detalhada, nesta “2ª edição” os criadores resolveram propor uma produção de material em conjunto com várias outras pessoas, dessa forma, através de gerenciamento, várias pessoas de qualquer lugar do país podem assumir determinadas tarefas para expandir o cenário de Tagmar, essas tarefas incluem expansões de regras, criação de novos monstros, ambientação, descrição de deuses e demônios, entre outros projetos que estão sendo realizados hoje. O projeto é voluntário e qualquer pessoa pode se inscrever. Para evitar problemas os autores seguem uma série de diretrizes que foram sendo feitas ao longo dos anos de projeto e, além disso, após uma expansão do cenário ter sido feita esta vai para discussão no fórum do próprio site de Tagmar 2.

O Tagmar 2 é, portanto, um cenário/sistema livre para todos e vivo, com material sendo publicado continuamente, acarretando melhorias a este belo cenário de campanha.

Tagmar é um cenário medieval com influência Tolkieniana, sendo as criaturas mais poderosas e temidas neste mundo são os demônios.

Tagmar possui um sistema de jogo inteiramente próprio, porém tratarei mais da ambientação (história do mundo, geografia, intrigas etc) e do sistema de regras (e de suas inovações) em artigos posteriores. Aguardem.

Para mais informações sobre Tagmar 2 acessem o site clicando aqui.

Este blog é parceiro e apóia o projeto Tagmar 2. Faça o mesmo!

2 comentários:

Anônimo disse...

bom comentário sobre o mundo de tagmar, excelente mundo de fantasia, joguei uma vez pelo sistema daemon, pq meus amigos nao conseguiram entender muito bem o sistema kkk...e eu tbm não.

vc bem que poderia fazer um resumão sobre as regras caso vc conheça, ia ser legal, e talvez possamos usar as informaçoes aqui na minha mesa=]

Lourival Dias disse...

Olá Anônimo! Então, vc pode acompanhar mais deste cenário/sistema no novo endereço do blog http://dragoesdosreinos.wordpress.com por enquanto estou apenas fazendo resenhas dos livros, mas futuramente vou abordar melhor o sistema...

Abraços!!

Seja um Colaborador

Olá! Você também poderá ser um colaborador do Blog Dragões dos Reinos. Você poderá publicar seu artigo, conto, reporte de sessão, tradução ou qualquer coisa relacionado a RPG, com os devidos créditos no blog. Basta mandar um e-mail para

lourivaldias@gmail.com

com o que você quer que seja publicado e entraremos em contato quando seu artigo for publicado. É isso aí! Até mais!

Porque Dragões?

Dragões são tidos como as mais poderosas criaturas mundanas existentes no imaginário das pessoas. O seu poder e a aparente imortalidade desperta a imaginação de todos. São por esses motivos que nada como um dragão para representar todos os mundos de fantasia medieval e nos remeter à idéia de temor destes poderosos seres.

Procurar posts

Banner Dragões dos Reinos

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Últimos Comentários


 

Design by Amanda @ Blogger Buster