sexta-feira, 27 de novembro de 2009

[Call of Cthulhu] Regras Básicas para começar a jogar

Olá pessoal! Segue um resumo das regras de Call of Cthulhu para começar a jogar já! Espero que gostem e qualquer dúvida é só postar nos comentários que tentarei ajudar. Segue ainda um FastPlay com uma aventura pronta para jogar, traduzido pelo pessoal da comunidade do Orkut "Sectários de Cthulhu". Até!


Cthulhu é o nome de uma entidade maligna, um Monstro/Sarcedote/Divindade vinda das estrelas.

Mestre chamado de Keeper ou Guardião

Jogadores chamados de Investigadores

Atributos primários: Força (FOR) jogue 3d6, Constituição (CON) jogue 3d6, Destreza (DES) jogue 3d6, Tamanho (TAM) jogue 2d6+6, Inteligência (INT) 2d6+6, Poder (POD) 3d6, Aparência (APA) 3d6, Educação (EDU) 3d6+3.

Atributos secundários: Idéia INTx5, Conhecimento EDUx5, Sorte PODx5, Bônus de Dano FOR+TAM -> Tab. Bônus de Dano, Pontos de Magia POD, Pontos de Vida (TAM+CON)/2e Sanidade PODx5.

Tabela de Bônus de Dano

FOR + TAM

Bônus de dano

2 a 12

-1d6

13 a 16

-1d4

17 a 24

0

25 a 32

+1d4

33 a 40

+ 1d6

Ocupação = Profissão (típicas: professor, psicólogo, psiquiatra, caçador de tesouros, ocultista, simbologista, especialista em religião, arqueólogo...)

Lista de Habilidades - 8 habilidades a escolher (Habilidades Ocupacionais) - Distribuição de pontos na forma de porcentagem, nenhuma deve ser superior a 75% (já inclusa a chance básica) e ninguém começa com a habilidade Mitos de Cthulhu.

Pontos para distribuir na Lista de Habilidades = EDUx20

Na ficha somar com a Chance Básica, o valor é em %

Habilidades de Hobby, pontos para distribuir = INTx10

Dados usados são os de 4,6,8,10,12, e 20 faces. Igual em D&D, por exemplo.

Rolamento mais comum = Rolamento de Porcentagem.

Se o número obtido for igual ou menor do que a porcentagem anotada em sua ficha de personagem, você conseguiu realizar o teste com sucesso.

Sucesso crítico = valor 5x menor do que o total necessário.

Falha crítica = valor de 100%. 0 e 0 em um lançamento de 2d10.

Em um ataque, por exemplo, em um chute, você possui 25% de acerto, então role 1d100 (ou 2d10) e veja o resultado, caso este seja menor ou igual à 25% você obteve sucesso e pode rolar o dado de dano para ver o quanto de dano o seu ataque infringiu.

Tabela de Resistência será muito usada para testar habilidades de personagens diferentes, como em uma queda de braços ou em uma perseguição.

Caso cruze com uma criatura horrenda dos Mitos de Cthulhu o investigador deve fazer um rolamento de porcentagem contra o seu atual valor de Sanidade.

Custo de sanidade = Ex: 0/1d6 ou 2/1d10 (o primeiro número indica a perda de pontos de sanidade para quem passou no teste/ o segundo número é a perda de pontos de sanidade para quem não passou no teste de Sanidade)

Iniciativa = DES+1d10

O combate é definido em turnos.

Tabela de Armas

Arma

Dano

Porcentagem Base

Faca Pequena

1d4 +Bônus de Dano (BD)

-1d6

Espada

1d6+1+BD

-1d4

Revolver/Pistola

1d8

0

Escopeta

4d6

+1d4

Rifle

2d6+4

+1d6

Inconsciência e Morte: Se o investigador chegar a 2 pontos ou menos de PV ele cairá inconsciente, caso ele atinja -2 ou menos ele estará morto.

Ganhando experiência

Conforme o investigador vai usando suas perícias melhor ele se tornará no seu uso.

Durante o jogo o jogador deve marcar ao lado do nome da perícia quando este obteve sucesso na mesma.

Ao final do jogo o Guardião irá ver quais foram as perícias mais utilizadas e então rolará para cada perícia 1d100 (ou 2d10).

Se o resultado for maior que o valor atual da perícia, então o Guardião rolará 1d10 e acrescentará o valor obtido na perícia.

Exemplo de Mito de Cthulhu (Apenas a estatística, não incluso a sua ecologia)

Chthonian Adulto, escavador tentaculado

Atributos

Rolagem

Médias

FOR

3d6 x5

52-53

CON

3d6 +30

40-41

TAM

3d6 x5

52-53

INT

5d6

17-18

POD

5d6

17-18

DES

2d6

7

Movimento: 6/1 escavando PV 46-47

Média de Bônus de Dano: +5d6 ou 6d6

Armas: Tentáculo 75%, dano 2d6 ou 3d6 + drenagem de sangue, Esmagar 80%, dano 5d6 ou 6d6 +BD

Armadura: 5 pontos de pele e músculos; regenera 5 pontos de vida por turno depois de ferido, mas morre imediatamente após chegar em 0 pontos de vida.

Magias: um adulto possui magias se uma rolagem INT x3 em 1d100 tiver sucesso; ele então teria 1d6 magias conectadas com Shudde M’ell e os Grandes Anciões atados à Terra, tais como Cthulhu, Y’Golonac, Yig etc.

Perda de Sanidade: 1d3/1d20 pontos de sanidade para um adulto; 1/1d10 pontos de sanidade para os instares menores; nenhum ponto de sanidade por ver uma cria.


Faça o download do FastPlay no ícone abaixo.


2 comentários:

Jamille Costa Veiga disse...

Oh, fuck! *quando tio Lou entra no lab*

Anônimo disse...

E ae pessoal!

Não consegui fazer o download do Fastplay. Qdo clico no ícone, abre no site do 4shared e pede um código. Até me cadastrei no site do 4shared, mas mesmo assim não foi possível baixar... Alguém sabe a respeito? Valeu!
Leonardo Avila

Seja um Colaborador

Olá! Você também poderá ser um colaborador do Blog Dragões dos Reinos. Você poderá publicar seu artigo, conto, reporte de sessão, tradução ou qualquer coisa relacionado a RPG, com os devidos créditos no blog. Basta mandar um e-mail para

lourivaldias@gmail.com

com o que você quer que seja publicado e entraremos em contato quando seu artigo for publicado. É isso aí! Até mais!

Porque Dragões?

Dragões são tidos como as mais poderosas criaturas mundanas existentes no imaginário das pessoas. O seu poder e a aparente imortalidade desperta a imaginação de todos. São por esses motivos que nada como um dragão para representar todos os mundos de fantasia medieval e nos remeter à idéia de temor destes poderosos seres.

Procurar posts

Banner Dragões dos Reinos

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

Últimos Comentários


 

Design by Amanda @ Blogger Buster